Uma viagem para a Ásia não deixa de ser uma viagem no tempo, para o futuro. Em Pequim, por exemplo, são 11 horas a mais de diferença com relação ao horário oficial de Brasília.
As zonas horárias ou fusos horários são cada uma das vinte e quatro áreas em que se divide a Terra e que seguem a mesma definição de tempo. Anteriormente, usava-se o tempo solar aparente, de forma que a hora do dia se diferenciava ligeiramente de uma cidade para outra.
Os fusos horários corrigiram em parte o problema, ao colocar os relógios de cada região no mesmo tempo solar médio. Os fusos horários geralmente estão centrados nos meridianos das longitudes que são múltiplos de 15°; no entanto, as formas dos fusos horários podem ser bastante irregulares devido às fronteiras nacionais dos vários países ou devido a questões políticas.
Este é o caso da China, que poderia abranger algo como 4 fusos horários, mas obriga todo o país a utilizar o horário de Pequim com evidentes distorções no oeste chinês, onde quando não é inverno o sol nasce por volta das nove horas da manhã.
Numa viagem do Brasil para a China pelo Pacífico, o viajante atravessa a chamada “linha do tempo”, que é constituída pelo meridiano oposto ao Meridiano de Greenwich. Passando esta linha, temos que alterar a data para o dia anterior em direção do Leste, ou para o dia seguinte, se estiver indo para Oeste.
(Fontes: Wikipedia e Aneel).
eu quero que ponha fotos mais especificas deces assuntos de geografia