Nossa viagem à China começou antes mesmo da gente pegar o avião da Air Canadá. Ela se iniciou com a leitura dos vários livros e revistas que postei aqui no final de maio. Pela mesma razão, a viagem à China também não acabou quando desembarcamos no Recife.
Alguém já disse que viajar para determinado lugar substitui qualquer leitura que exista sobre o assunto. Um raciocínio até plausível, mas que considero excludente. Por quê não juntar os dois, a viagem e a leitura?
Dentro deste princípio, logo que deixei a mudança de fuso horário de lado, voltei às livrarias. Depois das experiências que tivemos, nada melhor do que tentar compreender a razão do que ocorre com a China. Não basta voltar à época da Revolução Cultural, da tomada de poder pelos comunistas ou mesmo da recente abertura econômica do país.
Era preciso voltar ainda mais no tempo.
Foi por isso que comprei “China – Uma Nova História”, de John King Fairbank e Merle Goldman, publicado no Brasil pela L&PM.
São 470 páginas – ainda estou na página 75 – que contam toda a trajetória da Nação chinesa, a partir da pré-história. Logo no início dá para perceber algumas das raízes geográficas, culturais, sociais e econômicas que diferenciam a China dos países ocidentais.
Uma frase – que está na página 21 – resume isso: “Nosso repertório de conceitos de ciências sociais derivado da experiência pluralística do Ocidente parece ainda inadequado para englobar as realizações obtidas nos primórdios da China”.
Vale o preço um tanto salgado.
CHINA – UMA NOVA HISTORIA
Autor: GOLDMAN, MERLE
Autor: FAIRBANK, JOHN KING
Editora: L&PM EDITORES
Assunto: HISTORIA GERAL
Preço = R$ 67,00
Deixe um comentário